O terceiro artigo do nosso Série de termômetros infravermelhos explica como validar adequadamente o precisão de um dispositivo infravermelho no chão. Nosso primeiro artigo examinou oEmissividade E como conseguir um leitura precisa, enquanto o segundo focado no Método de limpeza e armazenar de um termômetro infravermelho. Recomendamos que você leia esses artigos para entender completamente o funcionamento do infravermelho antes de tentar uma calibração.
Calibração vs validação
O processo de calibração de um termômetro só pode ser realizado em um ambiente de laboratório controlado. O processo de validação, onde um instrumento é comparado para verificar sua precisão, é descrito aqui. Se a leitura é imprecisa durante a validação com um termômetro calibrado, ele deve ser enviado para um Laboratório de Calibração.
Por que a validação de uma temperatura em um instrumento de IR é diferente da calibração de uma sonda de penetração
O Termômetros infravermelhos apenas meça temperaturas da superfície E, portanto, deve ser usado como um guia rápido. Deles precisão é afetado por variáveis comoEmissividade, material, cor, transparência e refletividade. UM termômetro infravermelho deve ser validado com um Termômetro mestre Atordoado em laboratório. A maneira mais confiável é usar um corpo negro Para estabilizar a temperatura e eliminar erros de medição.
Emissividade
Como mencionado em nosso artigo anterior sobre Detalhes dos termômetros infravermelhos, L 'Emissividade desempenha um papel importante durante ocalibração. Mede a capacidade de um material para emitir oenergia infravermelha, de 0,01 a 1,00. Quanto mais próximo é de 1,00, mais confiável será a medição.
Qual equipamento é necessário para validar a precisão de um instrumento infravermelho?
Em thermomeTre.fr, oferecemos um Certificado de calibração rastreável para cada um termômetro infravermelho. Para validar precisão, você precisará de um Comparação do termômetro e a Termômetro de referência alta precisão. O comparador contém uma base preta fosca com dois orifícios para inserir a sonda do termômetro principal. O instrumento infravermelho leva a temperatura acima da superfície preta.
Como validar uma temperatura em um instrumento infravermelho?
Certifique -se de que o comparador e o termômetro infravermelho estão limpos. Coloque o comparador em uma superfície plana. Insira -o Sonda de referência Em um dos buracos e deixe -o estabilizar. AjustarEmissividade em 0,95. Direcione o termômetro para a base e faça uma medição. Deve estar dentro de 1 ° C do Termômetro de referência A 22 ° C.
Em que temperatura um instrumento infravermelho pode ser validado?
Lá precisão pode ser verificado para qualquer temperatura estável, mas é mais confiável a 22 ° C. Isso reduz a diferença entre a temperatura interna e a superfície do comparador.
Estabilidade térmica
O uso de um termômetro infravermelho Além de 22 ° C, pode causar oInstabilidade térmica. Para cada diferença de 1 ° C, é necessário um ajuste (por exemplo: 0,05 ° C para Termômetros Raytemp). Aqui está uma tabela para os ajustes a serem aplicados.
*A precisão e a estabilidade térmica de outros instrumentos podem variar.
Fazer e não fazer
- Calibrar A uma temperatura ambiente de cerca de 22 ° C, se possível.
- Nascer Não altere o ambiente do comparador antes da validação.
- Ser Ciente de fatores externos, como umidade ou detritos.
- Nascer Não posicione o termômetro longe demais ou em ângulo.
- Fazer Mede rapidamente para evitar variações.
- Não se esqueça Não que os dispositivos devam se adaptar à temperatura ambiente.