As curvas de termopares por tipo

5 min de leitura
image ‘Mag
Compartilhar
Les courbes des thermocouples par type

Em muitos setores de atividade, as empresas precisam realizar controle preciso da temperatura em seus processos de produção. Para fazer o levantamento de uma temperatura da superfície e impedir erros de medição, é essencial entender o funcionamento da sonda térmica. No caso de par termoelétrico, o valor da temperatura é calculado a partir de uma corrente elétrica. Este cálculo requer notavelmente o uso de curvas de termopar. Explicamos aqui o que essas curvas de conversão são com precisão e como elas são exploradas.

Como a temperatura é calculada com um termopar?

Para entender o papel das curvas de termopar, vamos começar com um lembrete do básico de Operação de termopar.

O que é um termopar?

O que é chamado de O termopar é um tipo de sensor de temperatura amplamente utilizado na indústria. Por extensão, a sonda, ou seja, o dispositivo completo de medição de temperatura, é chamado de sonda de termopar. euUma sonda de temperatura é composta de vários elementos, incluindo o sensor, que está em contato com o ambiente a ser medido. O caso de medição é usado para recuperar as informações observadas ou até transcreve -as em temperatura em graus Celsius na tela. Por razões práticas, geralmente é necessário colocar cabos de extensão entre o sensor e a instrumentação de medição. O par termoelétrico Meça a temperatura de contato, diferentemente das sondas que mede a temperatura à distância, como a sonda de radiação infravermelha.

Se a sonda de termopar for tão amplamente usada, é graças a seu baixo custo, proveniente dos preços dos materiais usados ​​para criar os tipos mais comuns de termopares. Ela também é Fácil de usar, durável e permite que você tome a temperatura em praias de grandes temperaturas. Além disso, oferece uma resposta rápida em caso de variações de temperatura.

Como converter a tensão de um termopar de temperatura?

Uma sonda de termopar torna possível realizar medições de temperatura de um determinado ambiente Graças a um fenômeno chamado efeito Seebeck. Quando metais condutores distintos estão ligados e seus fins são expostos a diferentes temperaturas, Uma ligeira corrente elétrica é criada. É então necessário medir e converter esse sinal elétrico para obter a temperatura em graus Celsius.

O sensor de termopar funciona graças à existência de duas soldas, ou junções, distintas entre os dois fios de ligas de metal que o compõem. A soldagem a quente é o em contato com o ambiente a ser medido. A junção fria é conectada ao dispositivo de medição de tensão.

Cada tipo tem seu próprio coeficiente de Seebeck, que permite converter o intervalo de temperatura que existe entre soldagem a quente e soldagem a frio. É quando as curvas de termopares entram, que são ferramentas de auxílio de conversão.

As curvas de conversão por tipo de termopar

Como usar uma curva de conversão de termopar?

As curvas de conversão de tensão são ferramentas essenciais para atingir a leitura de temperatura em graus Celsius de uma força eletro-motor (FEM). De fato, os vínculos entre tensão e temperatura dos termopares não são lineares. A proporção entre a tensão capturada e a temperatura também é frequentemente representado na forma de Tabela de conversão de termopar postagem Milivormes e temperaturas correspondentes. A representação na forma de uma curva possibilita avaliar a variação na relação milivolt/temperatura. Essas curvas são definidas por tipos, ou seja, dependendo do tipo de metais utilizados na fabricação do sensor de termopar.

Para poder usar a curva, você deve começar definindo a tensão que resulta da exposição ao sensor a uma determinada temperatura. Nas curvas de termopar, essa tensão corresponde à que obtemos Quando a junção fria está a 0 ° C. O mais simples, em teoria, deve, portanto, manter essa junção a 0 ° C. Quando é impossível, passamos a Compensação para soldagem a frio. Em seguida, usaremos outro sistema de medição para conhecer a temperatura da soldagem a frio e realizar um cálculo diferencial.

Atenção, para Garanta a precisão da leitura de temperatura, é necessário prosseguir para A calibração do termopar. A calibração é feita de várias maneiras, sendo o mais confiável para observar o resultado do sensor exposto à temperatura do ponto triplo da água. Também pode ser comparado ao ponto de ebulição da água ou colocá -lo em um forno de calibração. É necessário Verifique a temperatura do sensor em toda a sua faixa de medição Para garantir sua confiabilidade.

O que diferencia os tipos de termopares?

O que diferencia os termopares é A natureza dos metais usados Para fazer os fios dos drivers. Cada metal apresenta uma resistência de temperatura específica. Ao combinar duas ligas de metal para criar um sensor de termopar, um sensor é obtido com características específicas.

Listas padrão europeias Os termopares mais comuns, Esses são os Tipos de termopares. Eles são designados por uma carta e são 8. Tipos K, J, T e E são os mais utilizados, também o nível de preços mais acessível. Os tipos N, S, R e B permitem medição de alta temperatura. Os S, R e B sendo compostos de platina, seu preço é maior.

O principal característica diferencia os tipos de termopares é deles faixa de medição de temperatura. Alguns podem medir zero absoluto e outros de temperaturas muito altas. Os tipos são adequados para aplicações específicas, como T, recomendadas para baixas temperaturas e criogenia. Além da questão das quantidades de temperatura, alguns materiais são mais resistente do que outros à oxidação em certos círculos. Observe também que o Medição do nível de precisão varia dependendo do tipo.

Thermometre.fr Advisers estão disponíveis para responder às suas perguntas e ajudá -lo a escolher o tipo de sonda de medição que melhor atende às suas necessidades.

Vá além em termopares:

Para ir além sobre o assunto de termopares, também recomendamos esses artigos:

Deixe um comentário

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.