Calibração de um termopar

5 min de leitura
image ‘Mag
Compartilhar
Étalonnage d'un thermocouple

Qualquer que seja o seu campo de aplicação, os dispositivos de medição de temperatura precisam ser calibrados para oferecer uma boa precisão. Lá Sonda de termopar é útil para aumentar a temperatura em grandes faixas de medição na indústria, alimento ou transporte. A calibração dos dispositivos de medição do termopar é realizada seguindo diferentes estágios para garantir a concordância entre o sinal emitido e a temperatura medida. Deseja saber quando e como calibrar os dispositivos de termopares que você usa? Aqui estão os princípios de medição, bem como as técnicas que permitem testar os calibres de qualquer tipo de sonda de termopar. 

Qual é a calibração de um termopar?

Para abordar a questão da calibração, é necessário recordar O Operação de termopar. Este tipo de sensor de temperatura contém de dois fios de metais condutores de naturezas diferentes. Um de seus fins está conectado, geralmente graças a uma solda. O nome desta junção é quente. Quando o hot spot é exposto a uma variação de temperatura, Uma tensão é criada dentro dos fios. A outra extremidade dos fios, o ponto frio, está ligado a um instrumento de medição que permitirá Calcule a temperatura a partir desta tensão (ou força eletro-motor). Os termopares são muito úteis na indústria, graças ao seu preço razoável e à ampla gama de temperaturas que cobrem.

A calibração de um dispositivo de medição consiste em garantir que ele forneça indicações precisas de temperatura e possivelmente corrija os erros observados. Muitos fatores relacionados ao meio ambiente em que o sensor é causado desgaste. Ambientes oxidantes ou pressurizados, por exemplo, pode descalibrar o termopar. A verificação da sonda também envolve um Teste de dispositivo de medição. Este é um voltímetro que transcreve a corrente gerada pela exposição da sonda a uma variação de temperatura em volts ou diretamente em graus Celsius. Finalmente, às vezes é possível que os cabos de conexão alterem os valores de medição. TÉster todos os elementos constituintes da sonda O termopar, bem como a qualidade de sua conexão, é uma recomendação.

Quando calibrar um termopar?

Termopares são calibrado A primeira vez pelo fabricante. A calibração dos instrumentos é então necessária:

  • Quando a sonda de temperatura é atribuído a um novo ambiente ser medido;
  • Durante o mudança de atribuição sonda de medição;
  • Em caso de suspeita de resultados imprecisos;
  • Regularmente, em uma frequência que depende do desgaste induzido por seu ambiente.

Como calibrar um sensor de termopar?

O procedimento de calibração para um termopar é feito Expondo a junção quente do sensor a uma temperatura conhecida Para realizar medições de controle. Se as temperaturas observadas não estiverem corretas, será necessário ajustar o cálculo da temperatura adicionando um coeficiente corretivo. 

Para calibrar o termopar, você deve primeiro Verifique se a sonda não está danificada ou suja. As degradações podem ter efeitos na precisão da sonda. Também é necessário ter o equipamento necessário para realizar a calibração. Por esse motivo, a calibração pode ser realizado internamente como sendo confiado a um provedor especializado. Na medida em que é necessário calibrar as sondas regularmente, pode ser financeiramente vantajoso se equipar com equipamentos de calibração.

Duas técnicas principais Permita uma temperatura de teste para calibrar uma sonda de termopar. A calibração de comparação é uma técnica generalizada na indústria e a calibração em pontos fixos possibilita a medição com precisão.

Calibração de comparação

Essa técnica é amplamente utilizada no ambiente industrial. A calibração de comparação consiste em colocar a sonda de calibração e outro tipo de sonda que serve como um garanhão em um ambiente em que a temperatura é estável e homogênea. O tipo de sonda escolhida como padrão deve oferecer maior precisão do que termopares. O meio aquecido em questão geralmente é um poço seco, um banho ou um forno de tubo.

Calibração de pontos fixos

A técnica em pontos fixos consiste em expor a soldagem quente de termopar um ambiente cuja temperatura é conhecida com certeza. O princípio usado é o do ponto triplo de acordo com a escala de temperatura internacional de 1990. O ponto triplo da água ocorre quando a água é igual em três formas: líquido, espumante e sólido. A temperatura é então 0,01 ° C com muita precisão. O processo que permite atingir esse estado específico é complexo e, portanto, geralmente é realizado por um laboratório especializado. Uma vez atingido o ponto triplo da água, A temperatura da água permanece estável por um longo tempo. Essa estabilidade torna uma técnica obter uma medição muito precisa.

Interpretação dos dados de calibração

A ASTM (Sociedade Americana de Testes e Materiais) emitiu recomendações sobre a calibração de termopares para padronizar a medida de controle. Durante os testes de calibração, é necessário Calcule os erros a partir da tensão de saída dos termopares graças às tabelas padrão. A calibração é um processo longo, pois seguindo essas diretivas, o processo de calibração deve ser repetido em diferentes temperaturas até Teste a sonda em toda a sua faixa de medição.

Vá além em termopares

Para ir além sobre o assunto de termopares, também recomendamos esses artigos:

Deixe um comentário

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.