Os termopares são sensores de temperatura muito difundidos no setor. Eles são robustos, oferecem uma resposta rápida e podem medir altas temperaturas. Par termoelétrico é um sensor que entra em contato com o ambiente a ser medido, diferentemente do termômetro infravermelho, por exemplo. O sensor de temperatura do termopar pode ser imerso em um meio que pode ser líquido ou gasoso e conectado a um gravador. Para entender o método de medição térmica usado pelo termopar, você deve primeiro se interessar por sua composição. Veremos então como a temperatura é deduzida da medição de uma corrente elétrica. Certas práticas são imperativas para garantir que a medição da temperatura por termopar seja precisa.
A sonda de termopar usa força eletro-motor
O Sensor de temperatura do termopar contém Dois fios de metal e ligas de metal condutas. Esses fios estão conectados a uma extremidade, é no nível desta junção que a temperatura é medida. É geralmente designado sob o termo de soldagem a quente. Sua outra extremidade está conectada ao alojamento de medição de temperatura por meio do que é chamado de soldagem ou junção fria.
Quando a soldagem a quente muda de temperatura, Baixa corrente elétrica é criada. Essa força eletro-motora (ou FEM) é proporcional à temperatura nos graus Celsius do ponto de medição. Nós usamos Tabelas de conversão de termopares para estabelecer um correspondência entre a corrente medida e a temperatura.
Como escolher os materiais que constituem uma sonda de termopar?
A faixa de medição de temperatura Os sensores de termopares varia de acordo com os metais usados para sua fabricação. Essa diferença depende da condutividade das ligas que constituem os filhos do casal. Essas associações de dois tipos de ligas estão em uma classificação de acordo com o que é chamado de tipos de termopares.
Cabos de conexão geralmente estão entre os encadeamentos do termopar e os dispositivos de medição, sem distorcer os resultados. Isso é possível graças a A lei dos metais intermediários. De acordo com esse princípio, mesmo que um terceiro motorista homogêneo incorpore um circuito, a força eletro-motor existente não terá modificação.
Como garantir a precisão da medição da temperatura do termopar?
Para usar um termopar adequadamente, preste atenção a dois elementos essenciais. Se a soldagem a quente é a parte da sonda que parece a mais importante para a declaração de temperatura, você deve saber que o princípio funciona acima de tudo graças a a diferença entre tensões mensuráveis nas duas extremidades dos fios. Portanto, é necessário prosseguir com o que é chamado de compensação para soldagem a frio. Também é necessário garantir a confiabilidade do sistema de medição Ao fazer uma calibração em diferentes estágios da vida da sonda de temperatura.
Compensação de soldagem a frio
A corrente elétrica medida resulta da diferença de temperatura entre soldagem a quente e soldagem a frio. Existem vários métodos de compensação para soldagem a frio. O mais confiável é o que consiste em Mantenha a soldagem a frio a uma temperatura de 0 ° C Colocando -o em um banho de água gelada. Se esse método for facilmente aplicável em um laboratório, ele não será muito adequado para um ambiente industrial.
Um segundo método é Coloque a soldagem a frio em um forno de calibração, que mantém a soldagem a uma temperatura conhecida graças a um termostato. Também é possível Deixe a soldagem a frio à temperatura ambiente E medir a temperatura nesta junção. Quando você escolhe um desses dois últimos métodos, você precisa Cálculo diferencial Para deduzir a temperatura da soldagem a quente. De fato, as tabelas de conversão começam a partir de uma temperatura de 0 ° C. A medição de tensão obtida é então convertida em graus Celsius em função de Tipo de termopar em questão. Existem instrumentos de medição capazes de realizar diretamente o cálculo de compensação a partir de parâmetros personalizáveis.
Calibrar a sonda de termopar
A calibização do termopar é feita logo após a sua fabricação, antes de ser colocada à venda. Há outra calibração em Sempre que ele muda de atribuição. Também é recomendável calibrar uma sonda de termopar assim que é suspeita de disfunção.
Dois principais Métodos de calibração para um sensor de termopar existir. Quando o fazemos Calibração de comparação, a medição da temperatura do termopar é comparada à realizada por outra sonda de medição térmica. A técnica em pontos fixos consiste em expor a sonda de termopar a uma temperatura específica. Estes são 0,01 ° C, uma temperatura obtida quando a água está igualmente em suas três formas.
Medição térmica na indústria
Qualquer que seja o setor da atividade, muitos processos industriais exigem o uso de um detector para medir a temperatura. O termopar é um dos dispositivos mais usados. Seu tempo de resposta é curto, ele é barato e pode medir altas temperaturas. Sensores termistentes também estão muito presentes no setor. Esse tipo de sonda mede a temperatura de acordo com a modificação da resistência dos materiais. Finalmente, Termômetros de dilatação de gás ou líquido (petróleo ou glicerina) oferecem grande precisão. Sua faixa de medição é, no entanto, menor que a de uma sonda de termopar ou resistência.
Vá além em termopares:
- Categoria de sondas de termopares
- Quais são os diferentes tipos de termopares
- Calibração de um termopar
- Tempo de resposta de termopares por tipo
- As curvas de termopares por tipo
- Como testar um termopar?
- Faixa de medição de termopares
- Tabela de conversão de termopares
- Como funciona um termopar?
- Termopares