Como verificar as leituras do seu termômetro infravermelho

5 minutos de leitura
image 'MAG
Compartilhar
Comment vérifier les lectures sur votre thermomètre infrarouge

O terceiro artigo do nosso série de termômetro infravermelho explica como validar adequadamente a precisão de um dispositivo infravermelho em campo. Nosso primeiro artigo abordou a emissividade e como obter uma leitura precisa, enquanto o segundo se concentrou em como limpar e armazenar um termômetro infravermelho. Se ainda não o fez, também recomendamos a leitura destes artigos para entender completamente como funciona o infravermelho antes de tentar uma calibração.

Calibração vs. validação

O processo de calibração de um termômetro só pode ser feito em ambiente laboratorial controlado. O processo de validação, onde um instrumento é comparado para verificar sua precisão, é o que é descrito aqui. Se a leitura de um instrumento for imprecisa quando validado usando um termômetro calibrado, ele deverá ser enviado a um laboratório para reparo ou recalibração.

Por que validar uma temperatura em um instrumento IR é diferente de calibrar uma sonda de penetração

Os termômetros infravermelhos medem apenas temperaturas de superfície e, portanto, devem ser usados ​​apenas como um guia rápido. Isso ocorre porque a precisão da medição é afetada por muitos fatores e variáveis, como emissividade da superfície, tipo de material, transparência, cor e refletividade (leia nosso guia completo para obter leituras infravermelhas precisas aqui ). Um termômetro infravermelho deve ser validado em relação a um termômetro “mestre” calibrado em laboratório em uma fonte de temperatura conhecida. A melhor maneira de monitorar a emissividade e a temperatura de uma superfície, garantindo a leitura verdadeira de um termômetro infravermelho, é usar um corpo negro sólido. Isto minimiza a maioria dos fatores externos e evita que a temperatura mude muito rapidamente.

Emissividade

Como vimos em nosso postagem anterior do blog Nas precisões e limitações do infravermelho, a emissividade desempenha um papel importante na calibração de termômetros infravermelhos.

Dependendo de para onde você aponta seu termômetro infravermelho, você obterá uma variação na energia infravermelha emitida. A emissividade é uma medida da capacidade de um material em emitir energia infravermelha. É medido em uma escala de aproximadamente 0,01 a 1,00. Geralmente, quanto mais próximo o índice de emissividade de um material estiver de 1,00, maior será a probabilidade de o material absorver energia infravermelha refletida ou ambiente e emitir apenas sua própria radiação infravermelha. Clique aqui para saber mais sobre emissividade.

Qual equipamento é necessário para validar a precisão de um instrumento infravermelho?

Em thermometre.fr podemos fornecer um certificado de calibração rastreável para todos os termômetros infravermelhos.

Para verificar a precisão de um termômetro infravermelho em campo, um comparador de termômetro e um termômetro “mestre” calibrado de alta precisão, como um termômetro de referência , são necessários. O termômetro comparador consiste em um copo de alumínio com uma base sólida em preto fosco. A base incorpora dois furos para medir a temperatura interna da base por meio de um termômetro "mestre". Um termômetro infravermelho pode então ser colocado sobre a boca do copo para medir a temperatura da superfície da base.

Como validar uma temperatura em um instrumento infravermelho?

Certifique-se de que o comparador e o termômetro infravermelho estejam limpos e livres de quaisquer detritos ou substâncias que possam afetar a leitura (leia nosso guia completo sobre como limpar e armazenar seu dispositivo IR aqui ).

Coloque o termômetro comparador sobre uma superfície plana.

Insira a sonda do termômetro de referência em um dos orifícios de teste na base e deixe-a estabilizar. Isso pode levar qualquer período de tempo, dependendo do tempo de resposta da sonda inserida.

Se o dispositivo infravermelho tiver emissividade ajustável, certifique-se de que esteja definido como 0,95, a configuração correta para a superfície preta fosca do termômetro comparador.

Aponte o termômetro para a parte inferior do comparador e faça uma leitura. O instrumento deve ler dentro de 1°C do termômetro de referência a uma temperatura ambiente de 22°C, dependendo da precisão do termômetro.

A que temperatura um instrumento infravermelho pode ser validado?

A precisão de um termômetro infravermelho pode ser verificada usando um comparador em qualquer temperatura estável. No entanto, para reduzir a possibilidade de uma diferença de temperatura entre a superfície interior e o furo de teste da base, é mais preciso até 22°C, temperatura ambiente.

Estabilidade térmica

Usar um termômetro infravermelho em temperaturas quentes ou frias aumentará a possibilidade de instabilidade térmica.

Para cada 1°C de ambiente acima ou abaixo de 22°C (temperatura ambiente), um fator de ajuste deve ser adicionado à precisão do instrumento para levar em conta a instabilidade térmica. Normalmente é 0,05°C para termômetros RayTemp. Outros termômetros infravermelhos podem ter um valor diferente. Aqui está uma tabela que mostra os valores a serem considerados ao usar um Termômetro RayTemp 2 em ambientes frios ou quentes.

Tableau valeurs

*a precisão e a estabilidade térmica de outros instrumentos podem variar.

 

O que fazer e o que não fazer

Calibrar a uma temperatura ambiente de cerca de 22°C, se possível.

Sim Não modifique a temperatura ao redor do comparador antes da validação ou a temperatura da superfície poderá diferir da temperatura interna.

Ser esteja ciente dos fatores externos que influenciam a leitura correta do infravermelho do comparador, como umidade, gelo e detritos.

Sim Não posicione o termômetro infravermelho muito longe ou em ângulo ao medir a temperatura do comparador, pois isso pode fornecer uma leitura imprecisa.

Executar medições o mais rápido possível para evitar que a temperatura da superfície mude.

não esqueça que os termômetros precisam de tempo para se aclimatarem a um ambiente diferente.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.