Como a temperatura é medida pelo termopar?

5 minutos de leitura
image 'MAG
Compartilhar
Comment mesure-t-on la température par thermocouple ?

Os termopares são tipos muito comuns de sensores de temperatura na indústria. Eles são robustos, oferecem resposta rápida e podem medir altas temperaturas. O termopar é um sensor que entra em contato com o ambiente a ser medido, diferentemente do termômetro infravermelho, por exemplo. O sensor de temperatura do termopar pode ser imerso em um meio que pode ser líquido ou gasoso e conectado a um registrador. Para entender o método de medição térmica utilizado pelo termopar, primeiro é necessário observar sua composição. Veremos então como a temperatura é deduzida da medição de uma corrente elétrica. Certas práticas são imperativas para garantir que a medição da temperatura do termopar seja precisa.

A sonda termopar usa força eletromotriz

O sensor de temperatura do termopar contém dois fios de metais condutores ou ligas metálicas. Esses fios são conectados em uma extremidade, é nesta junção que a temperatura é medida. Geralmente é chamada de soldagem a quente. A outra extremidade é conectada à caixa de medição de temperatura por meio do que é chamado de solda ou junção fria.

Quando a solda quente sofre uma mudança de temperatura, uma corrente elétrica fraca é criada. Esta força eletromotriz (ou fem) é proporcional à temperatura em graus Celsius do ponto de medição. Nós usamos tabelas de conversão de termopares para estabelecer um correspondência entre a corrente medida e a temperatura.

Como escolher os materiais que compõem uma sonda termopar?

A faixa de medição de temperatura os sensores termopares variam dependendo dos metais usados ​​em sua fabricação. Esta diferença depende da condutividade das ligas que constituem os fios do par. Estas combinações de dois tipos de ligas são classificadas de acordo com o que chamamos de tipos de termopares.

Cabos de conexão geralmente ficam entre os fios do termopar e os dispositivos de medição, sem distorcer os resultados. Isto é possível graças a a lei dos metais intermediários. De acordo com este princípio, mesmo que um terceiro condutor homogêneo integre um circuito, a força eletromotriz existente não sofrerá qualquer modificação.

Como garantir a precisão da medição da temperatura do termopar?

Para usar um termopar corretamente, você deve prestar atenção a dois elementos essenciais. Se a junção quente é a parte da sonda que parece mais importante para a leitura da temperatura, saiba que o princípio funciona sobretudo graças ao a diferença entre as tensões mensuráveis ​​nas duas extremidades dos fios. Portanto, é necessário realizar o que se chama de compensação de junta fria. Também é necessário garantir a confiabilidade do sistema de medição realizando calibração em diferentes estágios da vida útil da sonda de temperatura.

Compensação de junção fria

A corrente elétrica medida resulta, na verdade, da diferença de temperatura entre a junção quente e a junção fria. Existem vários métodos para compensar a junção fria. O mais confiável é aquele que consiste em manter a junta fria a uma temperatura de 0°C colocando-o em um banho de água gelada. Embora este método seja facilmente aplicável em laboratório, não é muito adequado para um ambiente industrial.

Um segundo método é coloque a junta fria em um forno de calibração, que mantém a solda a uma temperatura conhecida por meio de um termostato. Também é possível deixe a junta fria em temperatura ambiente e meça a temperatura nesta junção. Ao escolher um destes dois últimos métodos, você deve realizar um cálculo diferencial para deduzir a temperatura da junção quente. Na verdade, as tabelas de conversão partem de uma temperatura de 0°C. A medição de tensão resultante é então convertida em graus Celsius com base na tipo de termopar do qual se trata. Existem instrumentos de medição capazes de realizar diretamente o cálculo da compensação com base em parâmetros customizáveis.

Calibrar a sonda do termopar

O termopar é calibrado logo após sua fabricação, antes de ser colocado à venda. Existe outra calibração para toda vez que ele muda de tarefa. Também é recomendado calibrar uma sonda termopar assim que houver suspeita de mau funcionamento.

Dois principais métodos de calibração para um sensor termopar existir. Quando realizamos calibração por comparação, a medição de temperatura do termopar é comparada com aquela realizada por outra sonda de medição térmica. A técnica do ponto fixo consiste em expor a sonda do termopar a uma temperatura precisa. Isto é 0,01°C, a temperatura obtida quando a água está em partes iguais nas suas três formas.

Medição térmica na indústria

Independentemente do sector de actividade, muitos processos industriais requerem a utilização de um detector para medir a temperatura. O termopar é um dos dispositivos mais utilizados. Seu tempo de resposta é curto, é barato e pode medir altas temperaturas. Sensores termistores também estão muito presentes na indústria. Este tipo de sonda mede a temperatura com base nas mudanças na resistência dos materiais. Finalmente, termômetros de expansão de gás ou líquido (óleo ou glicerina) oferecem grande precisão. No entanto, sua faixa de medição é menor que a de um termopar ou sonda de resistência.

Vá mais longe em termopares:

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.