Faixa de medição do termopar

5 minutos de leitura
image 'MAG
Compartilhar
Plage de mesure des thermocouples

Muitos processos industriais exigem leituras de temperatura confiáveis ​​e regulares. O sensor termopar fornece uma resposta a essa necessidade. Também permite medir amplas faixas de temperatura em vários ambientes. Existem 8 principais tipos de termopares, cada um dedicado a uma faixa de medição específica. Para se aprofundar no assunto da faixa de medição de termopares e ajudá-lo a escolher seus sensores. Voltaremos ao operação do termopar. Veremos então todas as suas características ligadas à faixa de medição do termopar.

O princípio do sensor termopar

O sensor termopar é um componente da sonda termopar, um dispositivo de medição de temperatura. Seu funcionamento é baseado no efeito Seebeck. VSisto é, uma tensão elétrica pode ser aumentada quando exposta a uma mudança de temperatura. Esta tensão é então convertida em °C ou °F através do tabelas de conversão de termopares.

O par termoelétrico contém dois fios de metais condutores ou ligas metálicas. Eles se conectam em um ponto e formam um circuito aberto. A força eletromotriz (fem) aparece quando a solda que conecta os dois fios está no meio cuja temperatura queremos medir. As outras extremidades dos fios permitem conectar ao dispositivo de medição. E isso é o que chamamos de pontos frios ou junções frias. As tabelas de conversão assumem o ponto frio até a temperatura do ponto de congelamento da água. Isso é 0°C ou 32°F. Se não conseguirmos manter esta temperatura, então devemos medir esta temperatura real. Isto deve então ser levado em consideração para realizar um cálculo de compensação.

A ampla faixa de medição do termopar o torna um sensor popular

É o tipo de sensor de temperatura mais comumente usado na indústria. É robusto, oferece boa resistência a vibrações e boa precisão de medição. Seu custo é baixo e proporciona uma resposta rápida após uma mudança de temperatura.

Também é popular porque é capaz de medir temperaturas muito baixas (como o zero absoluto), bem como temperaturas muito altas. Escolhido corretamente, permite que você medir temperaturas com alta precisão com tempo de resposta mínimo. O termopar é uma sonda de contato que pode medir a temperatura ambiente e também a temperatura da superfície.

O que determina a faixa de medição de um termopar?

A faixa de medição refere-se a a faixa de temperatura que um termopar pode medir. Também chamada de faixa de medição, varia dependendo do tipo de termopar. Estamos falando essencialmente de 8 tipos de termopares porque são os mais usados. São compatíveis com a norma europeia IEC 60584.1. Esta classificação depende dos tipos de materiais utilizados na fabricação da sonda.

Além dos materiais e faixas de medição dos termopares, outro elemento é específico para cada tipo. O curvas de conversão. Estas curvas indicam a temperatura correspondente à força eletromotriz registrada pelo instrumento de medição. A temperatura está na abcissa e os milivolts estão na ordenada. A ligação entre os dois não evolui regularmente, formando uma curva.

Faixas de medição de termopar por tipo

Cada tipo abrangido pela norma europeia IEC 60584.1 é designado por uma letra e pelos materiais que o compõem, sendo o elemento positivo citado primeiro.

  • O termopar tipo K (Cromel / Alumel) tem uma faixa de medição de 0 a 1100°C em uso contínuo. Em uso intermitente, esta faixa se estende por uma ampla faixa de temperatura de -200 a 1300°C.
  • O sensor tipo J (Fer/Constantan) permite que medições sejam feitas em uma faixa de -20 a 700°C em uso contínuo e -180 a 750°C em uso intermitente.
  • Um termopar de tipo T (Cobre / Constantan) mede a temperatura em uma faixa de -185 a 300°C em uso contínuo e -250 a 400°C em uso intermitente.
  • A faixa de medição do termopar do tipo E (Cromel / Constantan) Leste de 0 a 800°C em uso contínuo e de -40 a 900°C em uso intermitente.
  • Para o tipo N (Nicrosil/Nisil), o uso contínuo varia de 0 a 1.150 °C, o uso intermitente de −270 a 1.280 °C.
  • O termopar de tipos S (platina banhada a ródio 10% / platina) em uso contínuo varia de 0 a 1.550°C. Em uso intermitente, sua faixa de medição vai de 0 a 1700°C
  • O tipo R (platina banhada a ródio 13% / platina) pode medir temperaturas de 0 a 1600°C em uso contínuo e de 0 a 1700°C em uso intermitente.
  • O termopar tipo B (platina banhada a ródio 30% / platina banhada a ródio 6%) oferece uma faixa de medição para uso contínuo de 100 a 1.600 °C, para uso intermitente de 0 a 1.800 °C.

Compreender a faixa de medição do termopar para escolher uma sonda

A escolha do tipo de termopar passa por aquele que melhor atenda aos requisitos técnicos do projeto para o qual será utilizado. É necessário combinar a faixa de medição ideal do termopar com a faixa de temperatura a ser medida.

Como acabamos de ver, cada tipo de termopar está associado a uma faixa de uso contínuo e a uma faixa de uso intermitente. Estas indicações significam que o sensor deve ser usado moderadamente na faixa de uso intermitente. O uso prolongado da sonda térmica nesta faixa de temperatura corre o risco de alterá-la, não garantindo mais um controle preciso da temperatura. A faixa de uso contínuo é, portanto, a que deve ser considerada prioritariamente. ao escolher uma sonda de temperatura.

Determinar a faixa de temperatura a ser medida também é útil para escolha as ferramentas associadas à sonda de medição, Enquanto o caixa de gravação de termopar. Este dispositivo, que geralmente possui display digital, armazena dados de temperatura e pode levar em consideração vários termopares simultaneamente.

Em suma, não hesite em entre em contato com nossa equipe de vendas de Thermometre.fr dedicado a se beneficiar de nosso aconselhamento profissional.

Vá mais longe em termopares

Para ir mais longe no assunto termopares, recomendamos também estes artigos:

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.