Para que serve um termômetro?

5 minutos de leitura
image 'MAG
Compartilhar
A quoi sert un thermomètre ?

O termômetro é um pequeno objeto cuja utilidade todos conhecem; Um termômetro é um dispositivo que mede temperaturas graças a um sensor e um conversor. Colocamos nos nossos jardins para sabermos como nos vestir durante as estações ou nas nossas casas de banho para medir a temperatura do bebé em caso de febre. Sabemos para que serve um termômetro pessoal. Dependendo do trabalho que você faz, seu termômetro profissional não terão a mesma função, por isso existem diferentes tipos de termômetros. Os cozinheiros utilizam-nos para saber o quão bem cozinhada a carne, os salva-vidas utilizam-nos para medir o pH de uma piscina e garantir a qualidade da água, e os termómetros são utilizados até em câmaras frigoríficas para controlar a temperatura perfeita destas salas tão especiais. Ok, sabemos como funciona um termômetro, o que especialistas médicos, chefs famosos ou gerentes de produção fazem com ele. Mas você realmente se perguntou sobre a real função do termômetro? Nos especialistas em medição de temperatura convidamos você a descobrir como o termômetro é uma ferramenta estratégica do dia a dia dos profissionais.

Para que é usado um termômetro médico? 🩺

Termômetros médicos são utilizados em muitas profissões ligadas direta ou indiretamente à medicina. É claro que esses termômetros médicos são usados ​​para medir a temperatura corporal de diferentes maneiras (por via oral, sob a língua, no ouvido, sob a axila, ou na frente sem contato ou por cristal líquido). Certos dispositivos de medição profissionais também são essenciais na indústria farmacêutica. Termômetros de vacina por exemplo, permitem controlar as temperaturas de armazenamento e transporte de produtos perecíveis, como vacinas e medicamentos. Registradores de dados sobre vacinas permitem a transmissão de dados para visualização em PC ou tablet em qualquer lugar do mundo.

No geral, você sabe para que servem os termômetros médicos, certamente. Mas verificar a temperatura corporal de uma pessoa em cuidados paliativos, controlar a temperatura ambiente da geladeira de um laboratório farmacêutico ou garantir a temperatura de uma embalagem de medicamento para um paciente em casa é mais do que isso. O termômetro médico é usado para avançar na pesquisa médica e salvar vidas (só isso) ! 🤩

Para que serve um termômetro industrial? 🏭

Termômetros industriais são utilizados constantemente nas fábricas, desde salas de trabalho até câmaras frigoríficas. Assim como os agentes que atuam na produção ou na cadeia de frio, cada termômetro industrial tem sua função e seu lugar. O termopares são usados ​​para verificar a temperatura ambiente dos quartos, termômetros infravermelhos permitem medir a temperatura de uma superfície de difícil acesso (no forno ou no teto), e o higrômetros sentir o nível de umidade no ar.

Concretamente, a verificação regular de todas estas temperaturas responde a eixos estratégicos, bem como medidas legais que é essencial respeitar nos diversos processos industriais. As suas equipas serão mais produtivas se trabalharem em boas condições, seja no aquecimento ambiente ou na climatização (condições também reguladas pelo Código do Trabalho). As temperaturas e a sua rastreabilidade que devem ser respeitadas em armazéns frigoríficos e veículos de transporte da cadeia de frio, por exemplo, cumprem rigorosas normas de higiene e segurança. O termômetro industrial é utilizado para garantir a Qualidade de Vida no Trabalho em suas fábricas, para garantir a qualidade dos produtos e evitar quaisquer riscos à saúde!

Para que serve um termômetro de alimentos? 🍔

Termômetros para alimentos na restauração são utensílios como quaisquer outros. São utilizados nas cozinhas coletivas de escolas, estabelecimentos especializados, exércitos, etc., cozinhas bistronômicas e food trucks do seu bairro, em grandes restaurantes e em todos os supermercados. Resumindo, os termômetros alimentares estão por toda parte. Eles são usados ​​para controlar e verificar a temperatura de carnes, do Peixes, do iogurtes e açúcares e doces, e existem alguns para todas as formas de cozinhar; O termômetros de forno, churrasco/fumante, Para culinária sous vide assim como termômetros de óleo de fritura. Sim, você sabe, na França não brincamos sobre a arte culinária.

Estrategicamente, esta gama de termómetros serve para atormentar as papilas gustativas dos entusiastas, certamente, mas serve também e sobretudo, tal como o seu primo industrial, para validar normas de higiene e segurança sanitária. A lei regula a temperatura de armazenamento dos alimentos, que difere dependendo da sua atividade, do seu estabelecimento e das condições de armazenamento. O termómetro alimentar serve para garantir a segurança de todos os entusiastas da cozinha! 

Para que serve um termômetro científico? ⚗️

Termômetros científicos são os termômetros usados ​​em meteorologia, quando você quer saber o temperatura do seu jardim e assim saber se é hora do chá gelado ou do chocolate quente. O estações meteorológicas profissionais vá muito mais longe; você pode ler as temperaturas internas e externas, saber a qualidade do ar hora a hora (em grandes cidades provavelmente mais afetadas pela poluição em particular), bem como a pressão atmosférica. Muitas vezes são equipados diretamente comhigrômetros, que permitem medir a umidade. O termômetro científico é usado para prever com precisão o tempo e a evolução das condições climáticas e assim antecipar os desenvolvimentos necessários para a agricultura, por exemplo.

Nos termômetros científicos você também encontrará o Termômetros Ph, também chamado de medidor de Ph, que informa com precisão a medição de Ph de uma solução. Se você é diretor da piscina municipal da sua cidade, é fundamental verifique a qualidade da água da piscina e seu nível de cloro. O O medidor de pH é, portanto, usado para evitar certos riscos à saúde.

Como escolher seu termômetro profissional?

Existem mil e uma maneiras de escolher o termômetro certo; pela confiabilidade, dependendo de sua calibração, possibilidades de monitoramento/leitura de dados: aplicação/software ou mesmo faixas de preço de termômetros. Para saber mais sobre o termômetro, recomendamos que você entre em contato com um especialista em medição de temperatura da Thermométrie.fr.

Para quaisquer outras perguntas sobre como usar um termômetro? ou O que fazer se o seu termômetro quebrar? Não hesite em consultar o nosso Guia completo.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.