O termômetro de gálio

5 minutos de leitura
image 'MAG
Compartilhar
Le thermomètre au gallium

À primeira vista, o termômetro de gálio pode não ser familiar para você ainda… Este termômetro de vidro permite medir a temperatura corporal de jovens e idosos. Rapidamente veio substituir seu irmão, o termômetro de mercúrio. Mas então, o que é o gálio? Como surgiu o termômetro de gálio e para quem esse termômetro médico é útil? Nossos especialistas em medição de temperatura responda a essas diferentes perguntas com você.

A história do termômetro de gálio 📖

Antes de falar sobre essa ferramenta de medição de temperatura que gostamos particularmente, você sabe o que é gálio?

O gálio, símbolo Ga, tem número atômico 31 na tabela periódica dos elementos. Faz parte da família dos metais pobres ao lado do estanho, chumbo, alumínio, etc. Tem a particularidade de ter um ponto de fusão relativamente baixo, nomeadamente 29,76 graus Celsius. Além disso, você quer brincar de aprendiz de químico com seus filhos? Mostre a eles que o gálio pode derreter na sua mão, efeito garantido! 👩‍🔬

O termômetro de gálio é na verdade um instrumento de medição da temperatura corporal que consiste em três elementos combinados: gálio (Ga), índio (In) e estanho (Sn). Esta liga, também chamada de Galinstan®, substituiu o mercúrio em termômetros médicos a partir de Dezembro de 1996, dois anos antes da proibição da comercialização de termómetros de mercúrio. 

O termômetro de gálio para toda a família 👨‍👩‍👧‍👦

Mais ecológico e totalmente vintage na sua caixa de vidro que bem conhecemos, o termômetro de gálio é um objeto que nos deixa nostálgico e que não é tóxico! O termômetro de gálio é, portanto, um grande aliado da saúde! Principalmente quando você deseja verificar a febre ou medir a temperatura dos seus filhos.

Seu uso : você pode usá-lo por via oral (o uso oral é feito diretamente sob a língua), por via retal (o mais eficaz e mais comum) ou por via axilar (ou seja, sob a axila). Para uma medição eficaz, basta colocar a ponta com sonda no local escolhido e aguardar alguns minutos. Você pode ler a temperatura diretamente na barra graduada do termômetro de gálio. Não se esqueça de desinfetar seu termômetro após cada medição de temperatura.

⚠️ Anotar ⚠️
Se você puder, é claro, usar o termômetro de gálio em qualquer idade, nossos especialistas ainda recomendamos que você tenha em casa um termômetro eletrônico/digital (testa ou ouvido) para bebês. Na verdade, a medição não invasiva da temperatura com um termômetro infravermelho (que é perfeito como termômetro para bebês) é mais recomendada para crianças pequenas.

O termômetro de gálio na prática médica 🩺

Se amamos seu lado vintage, o termômetro de gálio não é mais realmente a estrela das práticas médicas. Embora sejam pequenos, práticos e econômicos, a leitura da temperatura em um eixo graduado não é das mais simples nem das mais precisas. Sabemos que médicos de clínica geral e especialistas necessitam de termómetros de alta precisão cuja leitura da temperatura deve ser feita de forma fácil e rápida. Além disso, o termômetro de gálio é composto por uma liga de elementos químicos no centro de um tubo de vidro; Se o termômetro quebrar ao medir a temperatura, o paciente fica exposto a um alto risco de lesões cutâneas. Finalmente, os médicos não podem trocar as pontas do termômetro de gálio e devem, portanto, desinfetá-lo após cada paciente.

Você terá entendido que embora possa ser usado de vez em quando por todos os membros da família, o termômetro de gálio não é o termômetro profissional definitivo. Sugerimos que você vá mais longe…

Outros termômetros médicos 🌡

Hoje, existem muitas alternativas ao termômetro de gálio. Então, se suas necessidades vão além e você quer descubra todos os dispositivos de medição, não hesite em continuar sua pesquisa sobre os diferentes tipos de termômetros existir:

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.