Termômetro vs Termostato

5 minutos de leitura
image 'MAG
Compartilhar
Thermomètre vs thermostat

Na Europa, as temperaturas estão a descer e as necessidades energéticas, especialmente em termos de aquecimento, estão a aumentar. De acordo com o novo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) publicado em 12 de dezembro de 2022, estamos a viver este Inverno o prólogo da crise energética que corre o risco de ameaçar a sobrevivência da indústria europeia e de aumentar a pressão sobre as famílias nos próximos anos. É claro que se o termômetro profissional ou doméstico é um instrumento de medição necessário em muitos negócios, é essencial hoje, como seu primo termostato programável. Sim, porque medir a temperatura É bom, regular a temperatura é melhor !

Os especialistas de Termômetro.fr responda às perguntas mais frequentes sobre diferença entre termômetro e termostato, o impacto do controlo da temperatura na saúde e em termos de poupança de energia, seja no escritório, numa fábrica, no exterior ou em casa.

Termômetro vs termostato, quais são as diferenças?

Se tomarmos as definições clássicas um termômetro e um termostato, aqui está o que podemos encontrar:

  1. Termômetro, nome masculino : Instrumento destinado a medição de temperatura, geralmente graças à expansão de um líquido ou gás (termômetro de mercúrio ou hélio).
  2. Termostato, nome masculino : Apsemelhante que permiteobter uma temperatura constante em recinto fechado (forno termostato).

Como especialista francês em sensores de temperatura, Thermometer.fr oferece definições próprias e mais precisas: 

  1. Termômetro, nome masculino : O termômetro é um instrumento para medir e ler a temperatura. A medição da temperatura e sua precisão, em graus Celsius ou Fahrenheit, é feita por meio de dois componentes essenciais. Ou seja, um sensor de temperatura no qual ocorre uma alteração e uma ferramenta para converter essa alteração em um valor digital. O termômetro é usado em tecnologia e indústria. Monitorar processos em meteorologia, indústria alimentícia, medicina e pesquisa científica. A sua utilização também pode ser doméstica, nomeadamente para verificar a temperatura corporal.
  2. Termostato, nome masculino : O termostato é uma ferramenta e regulador de controle de temperatura. A sua função é manter uma temperatura interior predefinida; Por um lado, mede, através de um termómetro, a temperatura de uma sala ou superfície e depois regula o seu ambiente para um ponto de temperatura pré-programado.

O principal diferença entre um termômetro e um termostato reside no fato de que se o ambiente atua sobre o termômetro, ao contrário, é o termostato que atua sobre o ambiente.

Termostato, saúde e energia

O termostato do seu negócio 🏢

Se você é o gestor do seu próprio negócio, sabe que é responsável pelo saúde de seus funcionários e/ou pessoas que você recebe em seus estabelecimentos. É por isso que é essencial estar bem equipado para criar um ambiente seguro para pessoas vulneráveis ​​cuja saúde é frágil, em EHPADs ou hospitais, por exemplo.

Além disso, e embora não exista atualmente nenhuma lei sobre temperaturas no local de trabalho, é necessário que Qualidade de Vida no Trabalho de seus funcionários para manter um temperatura ambiente de pelo menos 16°C em escritórios (o ideal é 20°C). Para pessoas que trabalham em linhas de produção, por exemplo, ou qualquer outra pessoa com atividade física, o a temperatura mínima recomendada é de 13°C.

Para fazer isso, recomendamos que vocêequipe suas instalações com um termômetro ambiente. Idealmente recomendamos um termômetro digital (sem fio ou sonda) que funcione via WiFi com exibição analógica de diversos dados: a temperatura externa, temperatura interna e também exibindo um relógio para estabelecer uma programação diária no seu termostato para regular a temperatura de todos os ambientes do seu negócio.

O termostato da sua casa 🏡

Claro que o termostato também tem uma grande utilidade em casa, seja para manter os ambientes na temperatura certa dependendo da hora do dia (20°C durante o dia e 18°C ​​à noite), mas também para manter uma umidade baixa. por exemplo. Na verdade, a temperatura do quarto do bebê não será igual à da sua lavanderia.

Mais algumas pequenas dicas:

Se estiver equipado com caldeira também pode instalar um misturador termostático que controla os caudais de acordo com a temperatura desejada.

Se você tiver um aquário interno, o termômetro de sonda também pode ajudá-lo a manter a água na temperatura certa.

termómetros de ambiente por menos de 5,00€ incluindo impostos. que você pode pendurar em diferentes cômodos da casa para controlar a temperatura.

Outros tipos de termômetros

Para ir mais longe, conheça todos os diferentes tipos de termômetros que existem, nossos consultores de sensores de temperatura analisaram vários tópicos que podem lhe interessar. Não hesite em olhar para o diferentes tipos de termômetros no Mag’ de Thermometer.fr:

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.