Em muitos setores de atividade, as empresas precisam realizar controle preciso da temperatura em seus processos de produção. Para realizar a pesquisa de uma temperatura da superfície e impedir erros de medição, é essencial entender o funcionamento do Sonda térmica. No caso de termopar, o valor da temperatura é calculado a partir de uma corrente elétrica. Este cálculo requer em particular o uso de Curvas de termopar. Explicamos aqui o que essas curvas de conversão são com precisão e como elas são exploradas.
Como a temperatura é calculada com um termopar?
Para entender o papel de Curvas de termopar, vamos começar com um recall do básico de Operação de termopar.
O que é um termopar?
O termopar é um tipo de sensor de temperatura amplamente utilizado na indústria. É composto por um sonda de temperatura, um sensor em contato com o ambiente a ser medido e um caso de medição que exibe a temperatura em graus Celsius. O termopar mede a temperatura de contato, diferentemente de outras sondas que funcionam remotamente, como sondas infravermelhas.
Se o termopar é tão amplamente utilizado, é graças ao seu baixo custo, dele Simplicidade de uso, dele sustentabilidade e é Grande faixa de medição. Também oferece um resposta rápida Em caso de variações de temperatura.
Como converter a tensão de um termopar de temperatura?
UM Sonda de termopar permite que medidas sejam feitas graças aoSeebeck Efeito. Quando dois metais condutores diferentes estão ligados e expostos a temperaturas separadas, Uma corrente elétrica é criada. Este sinal é convertido em graus Celsius.
O Sensor de termopar tem duas junções: Soldagem a quente (em contato com o ambiente a ser medido) e o junção fria (conectado ao dispositivo de medição de tensão).
Cada tipo de termopar tem um coeficiente de Seebeck, permitindo converter a temperatura entre a soldagem quente e a fria. O Curvas de termopar Sirva como ferramentas de conversão.
As curvas de conversão por tipo de termopar
Como usar uma curva de conversão de termopar?
O Curvas de conversão de tensão Deixe a temperatura de uma força eletro-motor (FEM). A razão de tensão/temperatura não é linear e esses dados são frequentemente agrupados na forma de Tabela de conversão de termopar, exibindo as milivormidades e temperaturas correspondentes.
Para usar essas curvas, é primeiro necessário determinar a tensão do sensor quando o A junção fria é 0 ° C. Se não for possível, um Compensação para soldagem a frio é realizado usando outra medição de temperatura.
Para Garantir a precisão das medidas, é necessário realizar um Calibração do termopar. Isso pode ser feito comparando -o com pontos de referência, como o ponto triplo da água, o ponto de ebulição da água ou colocando -o em um forno de calibração.
O que diferencia os tipos de termopares?
As diferenças entre Os tipos de termopares descanse no Natureza dos metais Usado para fios condutores. Cada metal tem um resistência específica à temperatura. Ao combinar duas ligas, um sensor é obtido com características específicas.
O Os termopares mais comuns são classificados de acordo com um padrão europeu e nomeados por uma carta. Os caras K, J, T e E são os mais difundidos e acessíveis. Os caras N, s, r e b são projetados para temperaturas muito altas. Os caras S, R e B, composto de platina, são mais caros.
O principal diferença entre termopares é deles faixa de medição. Alguns medem temperaturas extremas, como o tipo T Ideal para criogenia. Outros são distinguidos por seus Resistência a oxidação e deles precisão.
Vá além em termopares:
Para aprofundar o assunto de termopares, Consulte nossos outros artigos sobre:
- O Sondas de termopares e suas aplicações.
- O Diferentes tipos de termopares e suas características.
- L 'Calibração de termopares e sua importância.
- Lá Faixa de medição de termopares Dependendo do seu tipo.