Muitos processos industriais exigem declarações de temperatura confiável e regular. O Sensor de termopar atende a essa necessidade medindo Grandes praias de temperatura em vários ambientes. Há 8 tipos principais de termopar, cada um dedicado a uma faixa de medição específica. Para aprofundar o assunto de Faixa de medição de termopares E ajudá -lo a escolher seus sensores, voltaremos ao Operação de termopar. Veremos então todas as suas características.
O princípio do sensor de termopar
O Sensor de termopar é um componente do Sonda de termopar, A dispositivo de medição de temperatura. Sua operação é baseada noSeebeck Efeito, isto é, dizer que um tensão elétrica Pode ser observado quando exposto a uma mudança de temperatura. Esta tensão é então convertida em ° C ou em ° F via Tabelas de conversão de termopares.
O termopar contém dois filhos de metal Drivers se conectaram em um ponto e formando um loop aberto. Lá Força Eletro-Motora (FEM) Aparece quando a soldagem que conecta os dois fios é colocada no meio cuja temperatura é desejada. As outras extremidades dos fios possibilitam vincular -se aodispositivo de medição. Nós chamamos esses pontos soldas a frio. As tabelas de conversão consideram que o ponto frio está a 0 ° C ou 32 ° F. Se essa temperatura varia compensação deve ser realizado.
A grande faixa de medição de termopares
Ele é o sensor de temperatura O mais comumente usado na indústria. Ele é robusto, ofereça um bom Resistência à vibração e a medição satisfatório. Dela custo é fraco e fornece um resposta rápida Diante das mudanças de temperatura.
Ele pode medir temperaturas extremas, muito baixo e muito alto. Bem escolhido, permite aumentar as temperaturas com um alta precisão e a Tempo mínimo de resposta. O termopar é a Sonda de contato, que pode medir um temperatura ambiente como um temperatura da superfície.
O que determina a faixa de medição de um termopar?
Lá faixa de medição designa oamplitude de temperatura do que um termopar pode medir. Também chamado faixa de medição, varia dependendo de Tipo de termopar. Nós falamos sobre 8 tipos de termopares Porque eles são os mais utilizados e compatíveis com o padrão CEI 60584.1.
Além do mais Materiais e praias de medição, outro elemento -chave é o curva de conversão. Esta curva indica a temperatura correspondente ao força eletromotiva Levantado pelo instrumento. A temperatura está em Abcissa e os milivolts ordenados.
As praias de medição de termopares por tipo
- Tipo K (Chromel / Alumel): 0 a 1100 ° C em uso contínuo, -200 a 1300 ° C no uso intermitente.
- Tipo J (Ferro / Constantan): -20 a 700 ° C em uso contínuo, -180 a 750 ° C no uso intermitente.
- Tipo T (Cobre / Constantan): -185 a 300 ° C em uso contínuo, -250 a 400 ° C em uso intermitente.
- Tipo E (Chromel / Constantan): 0 a 800 ° C em uso contínuo, -40 a 900 ° C no uso intermitente.
- Tipo N (Nicrosil / nisil): 0 a 1150 ° C em uso contínuo, -270 a 1280 ° C em uso intermitente.
- Tipo S (Platina rodada 10 % / platina): 0 a 1550 ° C em uso contínuo, 0 a 1700 ° C em uso intermitente.
- Tipo R (Platina rodada 13 % / platina): 0 a 1600 ° C em uso contínuo, 0 a 1700 ° C em uso intermitente.
- Tipo B (Platina rodada 30 % / rhodié platina 6 %): 100 a 1600 ° C em uso contínuo, 0 a 1800 ° C no uso intermitente.
Entenda o intervalo de medição do termopar para escolher uma sonda
A escolha de um termopar Depende dos requisitos técnicos do projeto. Devemos alinhar o faixa de medição termopar com o temperatura de medição.
Cada tipo de termopar tem um praia contínua e a Gama intermitente de uso. O primeiro deve ser favorecido para evitar alterar o Sonda térmica. O uso de uma sonda contínua em sua praia intermitente pode reduzir sua vida útil e distorcer as leituras.
Determinar temperatura de medição também permite que você escolha o Ferramentas associadas, como um gravador. Este dispositivo, equipado com uma tela digital, armazena dados de temperatura e pode gerenciar vários termopares simultaneamente.
Vá além em termopares
Para aprofundar seu conhecimento de termopares, Consulte nossos outros artigos.