Qualquer que seja o seu campo de aplicação, os dispositivos de medição de temperatura precisam ser calibrados para oferecer uma boa precisão. Lá Sonda de termopar é útil para aumentar a temperatura em grandes faixas de medição na indústria, alimento ou transporte. A calibração dos dispositivos de medição do termopar é realizada seguindo diferentes estágios para garantir a concordância entre o sinal emitido e a temperatura medida.
Qual é a calibração de um termopar?
Para enfrentar a questão da calibração, é necessário recordar A operação do termopar. Este tipo de sensor de temperatura contém Dois fios de metais condutores de naturezas diferentes. Um de seus fins está conectado, geralmente graças a uma solda. Quando o hot spot é exposto a uma variação de temperatura, Uma tensão é criada dentro dos fios. O outro fim, o ponto frio, está conectado a um instrumento de medição que permitirá Calcule a temperatura. Os termopares são muito úteis na indústria, graças ao seu preço razoável e à ampla gama de temperaturas que cobrem.
A calibração de um aparelho de medição é garantir que ele forneça indicações precisas e corrigindo os erros levantados. Muitos fatores relacionados ao meio ambiente causar desgaste. Ambientes oxidantes ou pressurizados pode descalibrar o termopar. A verificação da sonda também envolve um Teste de dispositivo de medição. Finalmente, às vezes é possível que os cabos de conexão alterem os valores de medição. Teste todos os elementos constituintes da sonda O termopar, bem como a qualidade de sua conexão, é uma recomendação.
Quando calibrar um termopar?
Termopares são calibrado A primeira vez pelo fabricante. A calibração dos instrumentos é então necessária:
- Quando o sonda de temperatura é atribuído a um novo ambiente a ser medido;
- Quando mudança de atribuição sonda de medição;
- No caso de suspeita de resultados imprecisos ;
- Regularmente, em uma frequência que depende do desgaste induzido por seu ambiente.
Como calibrar um sensor de termopar?
O procedimento de calibração para um termopar é feito Expondo a junção quente do sensor a uma temperatura conhecida. Se as temperaturas observadas não estiverem corretas, será necessário ajustar o cálculo da temperatura adicionando um coeficiente corretivo.
Para calibrar o termopar, você deve primeiro Verifique se a sonda não está danificada ou suja. Também é necessário ter equipamentos adequados. Calibração pode ser realizado internamente ou confiado a um provedor. Pode ser financeiramente vantajoso se equipar com equipamentos de calibração.
Duas técnicas principais Deixe uma sonda de termopar para calibrar: calibração de comparação e calibração em pontos fixos.
Calibração de comparação
Essa técnica é amplamente utilizada no setor. A calibração de comparação consiste em colocar a sonda para calibrar e outra sonda padrão em um ambiente em que a temperatura é estável e homogênea. O tipo de sonda escolhida como padrão deve oferecer maior precisão. O meio aquecido é geralmente um poço seco, um banho ou um forno de tubo.
Calibração de pontos fixos
A técnica em pontos fixos consiste em expor a soldagem quente de termopar um ambiente cuja temperatura é conhecida com certeza. O princípio usado é o de Triple Point De acordo com a escala internacional de temperatura de 1990. O ponto triplo da água é 0,01 ° C e permite uma medição muito precisa.
Interpretação dos dados de calibração
A ASTM (Sociedade Americana de Testes e Materiais) emitiu recomendações para padronizar a medida de controle. É necessário Calcule os erros da tensão de saída Termopares graças às tabelas padrão. A calibração é um processo longo, pois é necessário Teste a sonda em toda a sua faixa de medição.
Vá além em termopares
Para aprofundar o assunto, descubra outros artigos sobre:
- Os diferentes tipos de termopares
- Como medimos a temperatura por termopar?
- Tempo de resposta de termopares
- As curvas de termopares
- Como testar um termopar?
- Faixa de medição de termopares
- Tabela de conversão de termopares
- A operação do termopar