Termômetro profissional de alta precisão

5 minutos de leitura
image 'MAG
Compartilhar
Thermomètre professionnel haute précision

Para escolha seu termômetro com sabedoria profissional, seja médico, alimentar ou industrial, é necessário ter em conta diversos parâmetros e em particular a sua precisão. Para medir a temperatura de um lugar, uma carne ou um paciente com precisão, é preciso entender Como funciona um termômetro E como definimos precisão. Isso também varia de termômetro para termômetro; do termômetro digital ao sem contato através do termômetro de sonda, a precisão capturada e a calibração mudam. Nos especialistas em medição de temperatura guiá-lo na descoberta do componentes de alta precisão de um termômetro profissional.

O que define a precisão de um termômetro profissional?

Quando você deseja adquirir um termômetro profissional, três elementos permitem obter alta precisão: componentes de alta precisão, calibração E a combinação desses dois elementos. Cada uma dessas formas de fazer as coisas tem seu próprio funcionamento e suas vantagens e desvantagens.

Os componentes de alta precisão do termômetro

Primeiramente, é fundamental entender que a precisão de um termômetro é a combinação de dois componentes; lá precisão do sensor e a precisão da eletrônica que irá analisar o sinal do sensor.

Ao procurar um termômetro com sensor preciso, você tenderá a recorrer a um sensor com sonda de temperatura PT100. Esses são os tipos de sensores mais comuns de termômetros de resistência de platina. O termo Pt refere-se ao fato do sensor de temperatura ser feito de platina, e 100 ao fato do valor Ohmico ser 100 Ohms a 0°C.

O precisão desses sensores é então dividido em diferentes “classe de precisão”: um sensor classe B terá uma precisão de +/-0,3°C a 0°C enquanto um sensor classe 1/10B ou 1/10 DIN terá uma precisão de +/-0,03°C a 0°C.

A respeito de a precisão da eletrônica que irá analisar o sinal do sensor, é fornecido diretamente pelo fabricante do termômetro profissional escolhido. Por exemplo, este termômetro de alta precisão PT100 é fornecido para uma precisão de +/-0,2°C.

Por fim, adicione a precisão do sensor e a precisão do termômetro para encontrar a precisão geral. No nosso caso com uma sonda 1/3B a +/-0,08°C a 0°C + este mesmo termômetro a +/-0,2°C = 0,08+0,2 = +/-0,28°C precisão geral.

Agora que você entendeu tudo 😜, saiba disso as principais vantagens dos componentes de alta precisão estão em primeiro lugar no fato de que não é necessário calibrar o aparelho, e que uma simples adição das tolerâncias é suficiente para saber a precisão do termômetro. Por outro lado, a precisão alcançada não será muito elevada e os organismos de fiscalização solicitarão uma prova dessa precisão (obtida apenas por um certificado de calibração que ateste a precisão do dispositivo).

Calibrando um termômetro

Ir através calibração do termômetro profissional permite o uso de sondas e outros termômetros padrão. A calibração é medida de acordo com a temperatura na qual o termômetro é utilizado em um determinado momento, desta forma você capta a temperatura do termômetro com precisão real graças à sonda.

💡 Vamos ilustrar rapidamente nossos pontos 💡

Se usarmos uma sonda de temperatura padrão classe B +/-0,3°C a 0°C e um termômetro de precisão +/-0,2°C, nosso resultado geral nos dá uma precisão de +/-0,50°C (0,3+0,2). Calibrar o termômetro a 0°C permitirá que você saiba a temperatura realmente exibida pelo termômetro nessa temperatura. ENTÃO, o certificado de calibração indicará as informações abaixo: 

  • Temperatura de calibração: 0°C
  • Temperatura medida pelo padrão: 0,02°C
  • Temperatura exibida pelo termômetro: 0,42°C
  • Tolerância: +/-0,05°C

Com esta informação sabemos que quando o termômetro indica 0,42°C a temperatura real é de 0,02°C com margem de erro de +/-0,05°C.

Como eles são termômetros e sensores padrão, a principal vantagem está no preço, eles são mais baratos. No entanto, a precisão só é boa em temperaturas medidas especificamente para este certificado de calibração. Quanto maior o número de pontos testados, melhor conhecemos a precisão na faixa de temperatura, mas quanto mais pontos testados durante uma calibração, mais caro é o certificado.

Componentes e calibração de alta precisão

Quer você seja um profissional de saúde, pesquisador, industrial ou mesmo chef, deverá cumprir certas obrigações legais que exigirão que você tenha um termômetro de alta precisão para suas medições de temperatura. Hoje há uma infinidade de tipos de termômetros (termômetro infravermelho, termômetro higrômetro, termômetro par termoelétrico ou mesmo termômetro eletrônico e digital) que atendam a essas obrigações.

Obter um termômetro profissional de alta precisão, os especialistas da Thermometer.fr recomendam, portanto, que você invista em Um termômetro que combina componentes de alta precisão e um certificado de calibração multiponto.

Nossos melhores termômetros de alta precisão:

Para mais informações sobre estes termómetros profissionais, não hesite em enviar-nos o seu pedido através do formulário de contato e nós voltaremos para você em menos de 24 horas!

Você pode gostar também:

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.